sábado, 10 de julho de 2010

ocupação de TV na Grécia

A notícia abaixo se refere às manifestações do povo grego contra as políticas impostas pelo governo e pelo FMI. O texto é sobre fato ocorrido no início de maio. Sei que não é mais "novidade"; mas trago esse texto para expor a criatividade do povo grego: ocupações de emissoras de rádio e TV, de prédios, ataques a bancos, e as greves gerais são constantes no país nos últimos meses. A tradução (livre) é minha de original que se encontra aqui.

Professores ocupam estação de TV estatal

No início de maio enquanto programa de notícias estava no ar, dezenas de professores entraram na sede da Estação de TV Estatal (ERT) em Atenas. Após o noticiário, o canal tinha planejado uma entrevista com o ministro da educação. Os professores exigiram sua presença no estúdio durante a entrevista do ministro, além da possibilidade de se exporem.

Enquanto as notícias estavam sendo apresentadas, barulhos e discussões foram ouvidos nos bastidores e a partir daí o programa foi suspenso. A polícia invadiu o prédio, atacando os professores.

Após negociações e mais violência policial, os manifestantes exigiram leitura de declaração ao vivo no canal de TV (veja o vídeo abaixo). Os professores são membros da União Nacional de Professores; sua declaração vai de encontro ao FMI e convida a todos (o povo grego) a participarem da greve geral (que ocorreu) em cinco de maio. Eles também criticam a nova lei do ministério da educação que irá reduzir a qualidade da educação pública gratuita e deixará milhares de professores desempregados.

“[…] Nós decidimos vir aqui hoje, nos estúdios da estação de TV do governo, por duas razões; a primeira: por seis meses a grande mídia ficou em silêncio em relação às medidas econômicas do governo. Segundo, pois nós queremos quebrar o silêncio do ministério da educação sobre o pacote de leis que será votado e que destruirá a educação pública. Nós fomos recebidos dentro e fora do estúdio por um time de policiais prontos para nos agredir. Nós condenamos o ministério da educação e este canal de TV por essa agressão: vocês vêem que há evidências de violência contra nós. O governo impôs o programa de estabilidade, que enclausura mais de trinta estudantes em cada sala de aula e demite milhares de educadores. Tudo isso é arcaico e nos remete há outro tempo; vai de encontro com as necessidades e direitos da sociedade grega. Agride trabalhadores, estudantes e professores. O governo nos impõe a pagar pelo custo da educação. Após o pacote de leis nós seremos descartados. Pensávamos que éramos minoria, mas no tornamos maioria após a “ajuda” do FMI que resultará no aumento da pobreza e na demissão de milhares de trabalhadores. Chamamos todos para as ruas para bloquear as medidas econômicas, dar um pé na bunda do FMI e de todos aqueles que estão por trás de tudo isso. [...]”


Nenhum comentário: